A importância do conhecimento dos tipos psicológicos da equipe na Gestão de projetos, equipes e empresas.

 

Baseado na psicologia de Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que criou a teoria dos tipos psicológicos, o MBTI,  Myers Briggs Type Indicator, é composto por um questionário cujos resultados apontam as diferenças existentes entre as pessoas.
Assim, o conhecimento dessa diversidade pode auxiliar as pessoas a se entenderem melhor e essa é a principal função do MBTI. O MTBI estabelece 16 combinações para demonstrar as preferências de cada indivíduo. As pessoas podem preferir concentrar sua atenção na Extroversão ou Introversão; obter informações pela Sensação ou Intuição; tomar decisões pelo Pensamento (Thinking) ou Sentimento (Feeling); e se orientar em relação ao mundo exterior pelo Julgamento (Judgement) ou Percepção (Perceiving).
Este tipo de ferramenta permite a empresa ou a uma equipe conhecer as “preferências” entre os membros da equipe ou entre os gestores de uma empresa, minimizando conflitos e criando uma base de conhecimento que otimiza a relação entre as pessoas e seus resultados.

A aplicação destes conceitos em projetos de Tecnologia tem sido 100% aprovada pelos nossos Clientes e membros de equipes em que estamos trabalhando, e tornou-se um grande diferencial que contribui para a entrega dos nossos projetos com sucesso. “Sabemos o que esperar em  termos de performance individual em projetos com grande diversidade de profissionais de varias areas e como estimular para obter resultados esperados”.

Também e muito interessante entre o corpo diretivo de uma empresa ou setor gerando alinhamento e sinergia.

E’ claro que para isso funcionar adequadamente , e’ preciso ter qualificação/certificação para uma analise e abordagem  direcionada para o objetivo a ser atingido. A senioridade do Gerente do projeto ou Consultor na aplicação deste tipo de ferramenta também e’ essencial para o sucesso. A devolutiva, como se chama a reuniao com o retorno dos resultados e analises, deve ser montada com o fundamento de atingir o objetivo que a empresa busca.

Para sua referencia recomendamos o livro :
Ser Humano é Ser Diferente
Valorizando as pessoas por seus dons especiais
Isabel Briggs Myers & Peter B. Myers  

Daniel Maçano Junior
Consultor da IT4LEAN Consulting.
0XX19-91761231
0XX11-45865615
www.it4lean.com       
Daniel@it4lean.com