“Todos criam medidores para processos, mas como medem ?”

Medir processos através de kpi’s é coisa muito comum que encontramos nos clientes onde trabalhamos.

Geralmente as empresas maiores possuem conceitos muito claros de métricas e objetivos por processo e por áreas. Sempre me deparo com sistemas gerenciais perfeitos, que apresentam medidores pra tudo, de varias formas e formatos. Lembro-me que quando atuava em uma multinacional americana, tínhamos uma reunião mensal onde se acompanhava as métricas de todos os departamentos principais da empresa.

Gráficos multicoloridos, relógios de performance , tudo muito bem feito. Nos bastidores da reunião, eu sabia quanto isto tomava de tempo para ser preparado. Muito recurso e esforço.

Além disso, como se obtinha os dados e como se manipulava a informação era tão demorado, como suspeito na apuração dos resultados.

A evolução daquele método foi a criação de sistemas de informação gerencial (SIG) e depois os conhecidos BI’ s (Business Inteligence), apurando resultados de forma mais rápida e menos custosa. Custoso é o custo de se comprar ferramentas para isso e para se manter a implantação, que sempre requer algo tão customizado que o custo de manter o conhecimento do modelo da informação será também alto.

Que tal um painel de controle em tempo real, que reflete realmente a visão real dos medidores, que não requer modelo complexo de ETL, que preserve o processo, documentando-o e sendo flexível em termos de apuração e acompanhamento. Chega de reatividade.

Os orchestradores de processos de negócios (BPMS) vieram para dar agilidade e segurança aos processos de negócio, ajudando a modelar, testar, executar, medir e melhorar os processos e sub-processos das empresas. O custo altamente competitivo garante um retorno em curtíssimo prazo.

Certa vez mostrei uma ferramenta desta para um funcionário publico de alta patente, demonstrando que era possível medir a performance individual de cada colaborador em relação a metas por tarefas e processos, além de possibilitar ao cidadão o acompanhamento do processo pela internet em tempo real a evolução dos trabalhos daquela repartição.

Ele ficou absolutamente maravilhado com a ferramenta e no fim comentou :

- Vai ser difícil o pessoal lá da repartição aceitar isso.......Eles já fazem as métricas da mesma forma há mais de 10 anos.....e ninguém as revisa em alto escalão.....Seria uma quebra de paradigma.

E quantas e quantas empresas também mantém aquele método antigo de se acompanhar performance , reativamente e sem acuracidade......