O novo paradigma da gestão de processos

 

Quando se fala da gestão de processos, logo se imagina aquele monte de fluxos e documentação, que teoricamante permite à empresa conhecer e mapear melhor seus processos internos.
Projetos de gestão de processos nascem geralmente motivados por busca de certificação de qualidade ou na promessa de perpetuar conhecimento na empresa eliminando a dependência de pessoas específicas na organização.

Como a Gestão de processos de negócios tornou-se uma disciplina nas empresas, logo criou-se um padrão que poderia facilitar a busca por profissionais no mercado e a manutenção do processos , o BPMN (business process management Notation) .

Tenho visitado muitas empresas e quase todas estão desmotivadas em investir no assunto, pois todas alegam ter investido no passado “uma montanha de dinheiro” e o resultado foi apenas um armário repleto de documentação ou um diretorio de documentos que se tornou obsoleto em pouco tempo e serve apenas de referência para certas auditorias de ISOXXXXX.

Pois o cenário do BPM mudou drasticamente. Identificou-se a oportunidade de “dar vida” ao processo atravez de sistemas de gestão de processos baseados no BPM, os chamados BPMS, que além de documentar, auditar e disciplinar o processo, permite criarmos medidores de performance dos processos e dos “atores” deste  processo. 

Com isso, conceitos de eliminação de desperdícios (LEAN) podem ser aplicados de forma a mostrar resultados tangíveis até em processos administrativos e de serviços.

E a evolução não para por aí. Agora os sistemas de Gestão de processos tem a capacidade de se integrar com os sistemas legados da empresa ou ERP utilizando-se de WEB Services, ou seja, uma camada simplificada e confiável de integração, tornando o processo transparente para o usuario. Estes sistemas estão tão sofisticados que rodam em plataforma WEB, tem poder de se integrar com portais corporativos ou cria-los, gerar dashboards complexos e eliminar indubitavelmente grande esforço de desenvolvimento de sistemas. Tudo no conceito “Drag and Drop”. Conceitualmente, aquela “fabrica de programação” tende a desaparecer ou diminuir drasticamente.

Sem duvida levará algum tempo para o mercado “aceitar” este novo paradigma, mas aqueles que mais rapidamente partirem para esta direção, com certeza terão grande vantagem competitiva e de custos.

Daniel Maçano Junior
Consultor da IT4LEAN Consulting.
0XX19-91761231
0XX11-45865615
www.it4lean.com       
Daniel@it4lean.com